quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Disciplinas Integradas -Aniversário de Videira

 Em um trabalho com as disciplinas de Artes,Português e Geografia a apresentação de trabalhos sobre o município de Videira,marcaram a homenagem pelos 69 anos.Seguem alguns textos produzidos pelos alunos.
 
 
 
 
 
E.E.B.Josefina Caldeira de Andrade
Diretora: Maristela Lang Ferraz
Assessor Direção: Gilmar marco Oliveira
Professora: Maria Dolores Perazzoli
Disciplina: Português
Aluna: Vânia Gaio
8ª série 01
Sou Videirense, e daí?
Muitas pessoas não gostam da sua cidade natal.
Eu gosto... Apesar de ter muitas coisas ruins como: pessoas mal educadas, pobreza, desleixo... Videira é um bom lugar para se viver, porque não tem muita poluição, o clima é bom e é um lugar calmo.
Eu me sinto privilegiada de morar nessa cidade maravilhosa, pois, aqui contamos com várias coisas que pessoas de outros municípios não têm.
Por isso eu tenho orgulho de dizer, sou videirense, e daí? Moro na zona rural, e daí?
Tenho sotaque do interior, e daí? Tomo chimarrão, e daí?
Eu amo Videira! Tanto que escrevi esta redação admirando a linda noite de luar do primeiro dia de lua cheia!
Você pode ter vergonha da sua origem, mas nunca poderá mudá-la.
 
 
 
 




E.E.B.Josefina Caldeira de Andrade

Diretora: Maristela Lang Ferraz

Assessor Direção: Gilmar marco Oliveira

Professora: Maria Dolores Perazzoli

Disciplina: Português

Aluna: Vânia Dias

Videira. 25 de fevereiro de 2013.

 

Duas dúzias de coisinhas a toa que me deixam feliz por ser Videirense

Sentar ao lado do chafariz

Passear na Igreja Matriz

Comer uma caixa de Bis

Passarinho Cantando na Janela

Fazer brigadeiro na panela

Passear com a minha cadela

Pessoas andando na rua

Um anjo que não voa flutua

Imaginar um passeio até a lua

Tomar café na Padaria

Viver n a maior correria

Ficar descendo w subindo a escadaria

Andar por ai de carro

Fazer bolo de barro

Ficar tirando sarro

Tomar banho de chuva

Comer um cacho de uva

Fazer balão com a luva

Vovô andando na patrola

Criança feliz ta na escola

Mínimo jogando bola

Fazer visita no museu do vinho

Passarinho dormindo no ninho

De manhã ganhar beijinho com carinho.

 










E.E.B.Josefina Caldeira de Andrade

Diretora: Maristela Lang Ferraz

Assessor Direção: Gilmar marco Oliveira

Professora: Maria Dolores Perazzoli

Disciplina: Português

Aluna: Amanda Barbieri

8ª série 01

Sou Videirense e daí?

É realmente lamentável ver que na atualidade em que nos encontramos, o ser vivo ainda não aprendeu amar o espaço em que vive. Por onde andamos, podemos observar pessoas inconscientes tendo atitudes incontestáveis em relação ao lugar que lhe deu moradia, conforto, acessibilidade, durante tanto tempo.

Eu poderia bem estar criticando o mau mandato do prefeito, a irresponsabilidade de alguns vereadores, ou até mesmo a incredulidade de alguns funcionários públicos. Mas optei, por algo extremamente raro de encontrar nas pessoas: o dom de saber valorizar.

O município em que vivemos, depende de todos nós!Não foi “criado” sozinho, nasceu de uma base. Portanto, de nada adianta exigirmos nada além do nosso direito a ninguém, independente se ocupa um cargo superior ou não. Precisamos aprender a valorizar aquilo que é nosso, é isso é uma coisa que precisa ser feita agora.

Quando eu cito a palavra “Valorizar”, eu me refiro não só apenas as pessoas que residem aqui, ou até mesmo a questão financeira. Estou falando de toda uma história. Somos berço do maior frigorífico da América latina (Antiga “Perdigão” atual Brasil Foods); temos a graça de ser o 8º município com melhor Índice de Desenvolvimento (IDH) do estado de SC; somos capital da uva e do vinho (conta-se que no início de tudo foi encontrado um cacho de uva de 1,3Kg) temos tranqüilidade em andar pela rua,não nos falta emprego, tem boas escolas,atendimento em hospitais e postos de saúde,podemos nos orgulhar também de nossos pontos turísticos,que são poucos mais atraem muitos visitantes.

Há muitos outros motivos para nós sentimos orgulho da cidade onde vivemos,basta olharmos ao redor da cidade onde vivemos,basta olharmos ao redor e observarmos que nem sempre o que é bonito pode ser notado, mas com certeza pode ser sentido.

Parabéns, cidade querida!Seus 69 anos de história faz total parte da minha vida. E Eu me orgulho muito de dizer: Sou Videirense, e daí?






Nenhum comentário: