quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Atividade - 1


Tecnologia contribuindo para uma escola cidadã

No mundo atual, as tecnologias estão invadindo nosso cotidiano, e nos confirmam a cada dia que vivemos em uma sociedade tecnológica.
A democratização do acesso aos novos produtos tecnológicos, como computadores e internet, é um desafio para a sociedade atual, qual busca esforços e mudanças nas esferas econômicas e educacionais.
Para se ter interação das novas tecnologias na educação é preciso ter grande esforço, pois elas estão em permanente evolução, aprendizagens contínuas é conseqüência natural do momento social e tecnológico em que se vive.
Diante dessa realidade o papel do professor; também se altera. Percebe-se que muitos educadores já sentiram que necessitam mudar a sua metodologia de ensinar, pois querem estar adaptados ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos e desejam oferecer um ensino de qualidade.
Sabemos que existem dificuldades relativas as mudanças, pois na organização funcional das escolas aparecem e cristalizam-se estruturas de poder e focos de cultura que resistem a mudanças principalmente tecnológicas.
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ambiente escolar proporciona novas relações de trabalho pedagógico que através do professor mediador oportuniza o aluno uma melhor qualidade social da educação. Pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, atividades de programação de rotinas, de organização, registros, acessos, manipulação e apresentação de informações com aplicativos, de experimentos relacionados com as ciências naturais e sociais de comunicação por e-mail e internet.
Sabe-se que, só é concretizado esse trabalho quando o professor dominar os conceitos e as práticas relacionadas à tecnologia, transportando-as para o seu trabalho pedagógico e fazendo aplicação no cotidiano da sala de aula.
O gestor nesse processo de inovações é grande aliado da equipe diretiva que coordena a escola. Ele pode utilizar-se do conflito estabelecido para potencializar um momento de aprendizagem coletiva de forma colaborativa.
É preciso que o gestor entenda o significado desse trabalho como meio para a realização dos objetivos educacionais de forma pedagógica e da existência escolar.
O gestor deve colocar as tecnologias existentes na escola à disposição dos alunos, professores, pais e também a todos aqueles que não usufruem diretamente dos serviços escolares, minimizando assim a exclusão social e digital, tornando os ambientes de ensino e aprendizagem plurais e abertos. O mundo virtual oferece condições de interação entre as pessoas do mundo todo, ele deve ser visto não apenas como suporte, mas como um instrumento crescente de cultura e relacionamento.

Um comentário:

EEB. Josefina Caldeira de Andrade disse...

Realmente,as oportunidades que temos na escola para trabalhar estão sendo oferecidas.A vontade de fazer a diferença dependerá de cada um de nós.Hoje temos um laboratório de informática em pleno funcionamento,e é um sonho realizado.